segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA VI: EDUCAÇÃO INCLUSIVA




PESQUISA E PRÁTICA  PEDAGÓGICA VI

}Trabalho apresentando ao curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Ipitanga – Unibahia, como requisito parcial para a avaliação da disciplina Pesquisa e Pratica Pedagógica VI, sob orientação da professora mestre Cinthia Seibert.


Resumo do Livro: INCLUSÃO: UM GUIA PARA EDUCADORES, CO-RELACIONANDO COM TEMA MONOGRÁFICO: A INCLUSÃO DOS CEGOS NA ESCOLA REGULAR.

“A educação é uma questão  de direitos humanos, e os indivíduos com deficiência devem fazer parte das escolas, as quais devem modificar seu funcionamento para incluir todos os alunos”. (KARAGIANNIS et al., 1999, pg. 21)

Fundamentos do Ensino Inclusivo

}O ensino inclusivo é a pratica da inclusão de todos.
}Benefícios para os alunos, para os professores e sociedade.

Ø“A simples inclusão de alunos com deficiência nas salas de aula do ensino regular não resulta em benefícios de aprendizagem”. (KARAGIANNIS et al., 1999, pg. 22).

Ø“Alunos com deficiência aprendem mais em ambientes integrados onde lhe são proporcionado experiências e apoios educacionais adequada do que quando estão em ambientes segregados”. ( Apud KARAGIANNIS et al., 1999, pg. 22).

}“Os professores precisam adquirir novas habilidades para trabalhar com alunos acadêmica e socialmente deficientes”. (Apud KARAGIANNIS et al., 1999 p. 25).

}“Nessa transformação da profissão do ensino, os professores têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades profissionais em uma atmosfera de coleguismo, de colaboração e de apoio dos colegas”. (KARAGIANNIS et al., 1999 p. 25)

}“A razão mais importante para o ensino inclusivo é o valor social da igualdade. Ensinamos os alunos através do exemplo de que, apesar das diferenças, todos nós temos direitos iguais”. (KARAGIANNIS et al., 1999 p. 26).

}“Quando as escolas incluem todos os alunos, a igualdade é respeitada e promovida como um valor na sociedade”. (KARAGIANNIS et al., 1999 p. 26)


Referências

}STAINBACK, S; STAINBACK, W. Inclusão: Um guia para educadores. Tradução Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 1999. 451p.

}STAINBACK, S; STAINBACK, W; KARAGIANNIS, A. Fundamentos do ensino inclusivo. In: Inclusão: Um guia para educadores. Tradução Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 1999. 21 - 34p.





Nenhum comentário:

Postar um comentário