PESQUISA E
PRÁTICA PEDAGÓGICA VI
}Trabalho apresentando ao curso de Pedagogia das Faculdades
Integradas Ipitanga – Unibahia, como requisito parcial para a avaliação da
disciplina Pesquisa e Pratica Pedagógica VI, sob orientação da professora
mestre Cinthia Seibert.
Resumo do Livro: INCLUSÃO: UM GUIA PARA EDUCADORES, CO-RELACIONANDO COM TEMA MONOGRÁFICO: A INCLUSÃO DOS CEGOS NA ESCOLA REGULAR.
“A
educação é uma questão de direitos
humanos, e os indivíduos com deficiência devem fazer parte das escolas, as
quais devem modificar seu funcionamento para incluir todos os alunos”.
(KARAGIANNIS et al., 1999, pg. 21)
Fundamentos do Ensino Inclusivo
}O ensino inclusivo é
a pratica da inclusão de todos.
}Benefícios para os
alunos, para os professores e sociedade.
Ø“A simples inclusão de alunos com deficiência nas salas de aula
do ensino regular não resulta em benefícios de aprendizagem”. (KARAGIANNIS et al.,
1999, pg. 22).
Ø“Alunos com deficiência aprendem mais em ambientes integrados
onde lhe são proporcionado experiências e apoios educacionais adequada do que quando estão em
ambientes segregados”. ( Apud KARAGIANNIS et al., 1999, pg. 22).
}“Os professores precisam adquirir novas habilidades para
trabalhar com alunos acadêmica e socialmente
deficientes”. (Apud KARAGIANNIS
et al., 1999 p. 25).
}“Nessa transformação da profissão do ensino, os professores têm
a oportunidade de desenvolver suas habilidades profissionais em uma atmosfera
de coleguismo, de colaboração e de apoio dos colegas”. (KARAGIANNIS et al.,
1999 p. 25)
}“A razão mais importante para o ensino inclusivo é o valor
social da igualdade. Ensinamos os alunos através do exemplo de que, apesar das
diferenças, todos nós temos direitos iguais”. (KARAGIANNIS et al., 1999 p. 26).
}“Quando as escolas incluem
todos os alunos, a igualdade é respeitada e promovida como um valor na
sociedade”. (KARAGIANNIS et
al., 1999 p. 26)
Referências
}STAINBACK, S; STAINBACK, W. Inclusão: Um guia para educadores. Tradução Magda França Lopes. Porto
Alegre: Artmed, 1999. 451p.
}STAINBACK, S; STAINBACK, W; KARAGIANNIS,
A. Fundamentos do
ensino inclusivo. In: Inclusão: Um guia para
educadores. Tradução Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 1999. 21 - 34p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário