segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA VI: EDUCAÇÃO QUILOMBOLA





PESQUISA E PRÁTICA  PEDAGÓGICA VI


}Trabalho apresentando ao curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Ipitanga – Unibahia, como requisito parcial para a avaliação da disciplina Pesquisa e Pratica Pedagógica VI, sob orientação da professora mestre Cinthia Seibert.


      Resumo do Livro: CULTURA POPULAR E EDUCAÇÃO: SALTO PARA O FUTURO, CO-RELACIONANDO COM TEMA MONOGRÁFICO: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA NA ESCOLA NOSSA SENHORA SANTANA.


“Cultura é um conjunto diverso, múltiplo de maneiras de produzir sentido, uma infinidade de formais de ser, de viver, de pensar, de pensar, de produzir e expressar saberes, não existindo, por conta disso, uma só cultura, ou culturas mais ricas ou evoluídas que outras tampouco, gente ou povos sem cultura  ”. (Silva. 1966, p. 17 apud BRANDÃO).

Memória, identidade e patrimônio.

Memória :
Ø Faculdade Humana, que conserva estados de consciência pretéritos e tudo o que está relacionado a ele.
Ø Memória humana é a memória de alguém, de um indivíduo.

Ø*A identidade cultural é um conjunto vivo de relações sociais e patrimônios simbólicos historicamente compartilhados que estabelece a comunhão de determinados valores entre os membros de uma sociedade.
Ø“...Poderíamos identificar patrimônio cultural como quaisquer conjunto de conhecimentos e realizações de uma dada sociedade que são acumulados ao longo de sua história...”. (SILVA, 2008, pg. 89).
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* Disponível em:  <http://www.mundoeducacao.com/sociologia/identidade-cultural.htm > Acessado em: 09 de fevereiro de 2014



} Papel da escola: “... É ensinar nos percebemos olhando para o outro, trazer para dentro da escola os outros, os excluídos, e aprender que é possível assumir múltiplos lugares, entender que o mundo não é único mundo e descobrir que o novo pode nascer daquilo que foi perdido”  ( silva,2008 p. 87).
}Papel dos educadores e da escola: “...Relembrar constantemente dos princípios do relativismo cultural para nova geração, na valorização da diversidade cultural, nos valores como respeito e tolerância; no estímulo permanente á curiosidade pelas culturas e identidades tradicionais, divulgando-as para que sejam conhecidas e reconhecidas na sociedade abrangente, de modo que seja transmitida a vontade de aprender, vivenciar, compreender, repassar e reinventar as tradições” . (Silva, 2008 p. 89)


Referências
}SILVA, René Marc da Costa. Cultura popular e educação: Salto para o futuro. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 2008.








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